Há mais de um ano, os desafios da pandemia do COVID-19 vêm exigindo que façamos mudanças em nossas vidas, seja no modo em que nos relacionamos com as pessoas, na intensificação da nossa higiene e até mesmo no uso de novos acessórios, como as máscaras.
E não para por aí: a forma como trabalhamos também vem sofrendo modificações e ganhando novos desafios, o que inclui o papel de alguns cargos.
No post de hoje, vamos falar quais são os desafios que alguém que exerce o papel de líder precisará enfrentar no pós-pandemia. Acompanhe!
Humanização acima de tudo
Já ouvíamos falar a respeito da humanização e do foco nas pessoas antes mesmo do início da pandemia, uma vez que a gestão humanizada impulsiona a produtividade da equipe, pois faz com que os colaboradores se sintam mais satisfeitos e acolhidos.
O que acontece é que, no pós-pandemia, os líderes precisarão garantir uma gestão que seja totalmente humanizada e que priorize a saúde e o bem-estar das pessoas, visto que não são poucos os quadros de pessoas ansiosas, depressivas e com ataques de pânico nesses tempos de crise financeira e pandemia global.
Vale lembrar que muitas empresas continuarão no formato de trabalho remoto, mesmo depois que todos tomarem a vacina. Logo, um líder do pós-pandemia precisará entender mais a fundo ainda quem são seus colaboradores e como eles vivem e trabalham no home office. Entender esse contexto será fundamental para garantir o cuidado e o bem-estar da equipe, mesmo que à distância.
A comunicação é mais do que essencial
Algo que ficou bem claro desde o início da pandemia é a importância da comunicação. No pós-pandemia, o grande desafio dos líderes será fazer com que a comunicação entre toda a equipe continue sendo clara e objetiva.
Trouxemos aqui alguns pontos de atenção para que você garanta que a comunicação continue fluindo da melhor maneira possível:
Adapte sua linguagem
Como vimos no tópico da humanização, um bom líder é aquele que conhece a fundo sua equipe e sabe com quem está lidando. Desta forma, a dica aqui é que você adapte sua linguagem de acordo com a pessoa que você está falando, a fim de que que sua comunicação seja melhor interpretada. Por exemplo, é preciso falar de maneira mais didática com um colaborador que entrou recentemente na equipe e não conhece muito bem os processos internos.
Siga o propósito
Nas tomadas de decisão, é imprescindível que o propósito da empresa sirva como guia. É por isso que ele precisa ser claro, objetivo e de fácil compreensão para que possa ser comunicado à toda a sua equipe. Quando o propósito guia as decisões, a comunicação é mais fluida.
Ouça sua equipe
Para criar e manter um clima harmônico, ouvir as pessoas fara toda a diferença. Ouça os feedbacks tanto negativos quanto positivos e use-os para melhorar o seu papel como líder. Se por acaso os colaboradores não costumam compartilhar suas experiências de trabalho ou como estão se sentindo, não hesite em pedir para eles falarem, até porque nem todo mundo se sente na liberdade de oferecer esses feedbacks quando não são solicitados.
A inovação não pode parar
Nossa dica final é a respeito de uma característica essencial em qualquer cargo, empresa ou área: a inovação. Hoje em dia, cumprir os afazeres diários do trabalho já não basta: é preciso ir além, sair da zona de conforto e inovar.
Quando falamos de liderança, isso não é diferente, uma vez que o cargo de líder exige um olhar visionário e criativo, além de decisões que precisam ser tomadas para ajudar a equipe a atingir os objetivos da empresa.
Temos um post específico onde separamos 4 dicas que vão te auxiliar a praticar uma liderança inovadora. Confira clicando aqui!
Com essas dicas, acreditamos que você estará muito mais preparado para a liderança no pós-pandemia.
Se você quiser saber mais como promover o engajamento da sua equipe, clique aqui!