Uma boa experiência é algo que fica na nossa mente por muito tempo, não é mesmo? Dificilmente nos esquecemos de algo bom que aconteceu nas nossas vidas, independente do lugar, companhia ou situação. Da mesma forma, uma experiência ruim é algo memorável, apesar de não gostarmos disso.
É por isso que devemos sempre proporcionar uma ótima experiência aos nossos clientes, para que quando eles pensem na nossa marca, coisas boas venham à sua mente, e esse é o conceito de Costumer Experience.
O que é Costumer Experience?
Por mais que ainda não exista um conceito bem definido acerca do termo, Costumer Experience trata-se da impressão e memória que a sua marca deixa no cliente de acordo com a experiência que o mesmo teve ao fazer qualquer tipo de interação com a empresa.
Sendo assim, essa experiência precisa ser a melhor possível, para que o cliente seja realmente encantado pela marca e recomende-a para outras pessoas.
Costumer Experience vai muito além de uma relação comercial de compra e venda.
Netflix, Uber, Nubank e iFood são exemplos de marcas que praticam o conceito de maneira majestosa.
Os benefícios de se aplicar o Costumer Experience na sua empresa
Oferece maior chance de fidelização dos clientes
A maioria dos clientes valoriza experiências personalizadas, e quando uma empresa faz isso, a chance de eles se tornarem fiéis à marca é muito maior.
Cria “advogados da marca”
Experiências incríveis criam clientes satisfeitos, felizes e que se tornam advogados da marca, ou seja, pessoas que defendem e recomendam a marca para outras pessoas.
Traz um retorno sobre o investimento
Tendo em vista que, ao aplicar o conceito de Costumer Experience, os clientes têm mais chances de se tornarem fiéis a marca e fazerem novas indicações, isso poderá refletir em uma crescente receita para a empresa.
Como aplicar o conceito de Costumer Experience?
1 – Entenda a fundo quem é o seu cliente ideal
Para oferecer uma ótima experiência a alguém, você precisa saber do que essa pessoa gosta, concorda? Desta forma, não poupe esforços para conhecer de fato o seu cliente, quais são as suas características e como a sua empresa pode ajudá-lo.
2 – Crie laços com o seu cliente
No tópico anterior, falamos que um dos benefícios desse conceito é a fidelização; isso acontece porque quando a empresa investe em um ótimo relacionamento que vai além da relação comercial, laços são criados entre a empresa e o cliente, fazendo com que ele queira repetir a compra numa próxima oportunidade.
3 – Esteja sempre pronto para ajudar e resolver problemas
Se você já precisou de ajuda, entrou em contato com o suporte de uma empresa e foi bem atendido, você conhece a importância desse ponto.
Na era da internet, é preciso estarmos atentos aos canais de comunicação com o cliente para responder comentários, críticas e, principalmente, quando alguém está precisando de uma ajuda urgente em relação a um produto ou serviço da sua marca.
4 – Saiba que o relacionamento não termina na venda final
Continuar oferecendo uma experiência no pós-venda é o que fará o cliente lembrar da sua marca. Utilize as tecnologias a seu favor para isso e mantenha um relacionamento com o cliente mesmo após a venda ser concluída.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!
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