Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem mudando cada vez mais as nossas vidas, certo? Quando falamos sobre recursos humanos, isso não é diferente.
Já faz algum tempo que os processos de recrutamento e seleção levavam semanas e até meses para serem concluídos. Além disso, analisavam-se pilhas de currículos e haviam filas de candidatos na porta das empresas.
Felizmente, hoje o processo é muito mais prático e eficaz, uma vez que o digital e a tecnologia são grandes aliados do RH.
No post de hoje, vamos te apresentar o que é o “RH estratégico” e como implantá-lo na sua empresa. Acompanhe!
O que é o RH estratégico?
O RH estratégico nada mais é do que uma gestão integrada com outros setores atuando em conjunto das decisões, estratégias e planejamento, com o objetivo de garantir o sucesso da empresa como um todo.
Desta forma, o RH não trabalha isoladamente, mas sim em conjunto com outros departamentos. Ao invés de atender somente trâmites administrativos e demandas operacionais da empresa, o RH estratégico visa melhorar o desempenho da empresa focando nas pessoas.
Como implantar o RH estratégico?
Caso o RH da sua empresa ainda siga o modelo tradicional, existem alguns passos que você precisa seguir para implantar o RH estratégico. Veja quais são:
1 – Faça o monitoramento de indicadores de desempenho
Monitorar os indicadores de desempenho dos colaboradores da empresa é essencial para analisar se as metas e objetivos estratégicos estão sendo cumpridos da maneira esperada. Trata-se de, basicamente, criar um panorama da situação atual da empresa.
Com essas informações, será possível tomar decisões mais assertivas, fazer um planejamento mais estratégico e pensar em formas de melhorar o desempenho de toda a equipe de colaboradores.
2 – Alinhe os objetivos estratégicos
O Gato Risonho do filme “Alice no País das Maravilhas” já dizia:
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”
Saber onde você quer chegar é fundamental, é o RH estratégico pode oferecer essa visão. Por isso, é preciso definir as metas e objetivos a serem alcançados para que a empresa cresça cada vez mais.
Nesta etapa, usualmente as metas são criadas no formato OKR (Objectives Key Results), onde é criado um objetivo genérico e, em seguida, ele é dividido em pedaços menores com prazos que são fáceis de se alcançar. Assim, o RH fica mais alinhado à empresa.
3 – Modernize os processos
Os processos devem ser modernizados constantemente e, para isso, a tecnologia é extremamente fundamental.
As vagas de emprego, por exemplo, podem ser anunciadas por meio das redes sociais ou páginas de emprego, e todo o processo pode ser gerenciado por softwares específicos; existem alguns softwares que fazem até a triagem dos currículos automatizada com filtros pré-estabelecidos, o que garante maior agilidade e eficácia ao setor.
4 – Terceirize demandas
Para que tudo seja feito com excelência, não dá pra abraçar o mundo e assumir todas as demandas, não é mesmo? Neste caso, uma solução seria terceirizar algumas demandas do RH, para que a equipe foque só no que realmente importa.
Pense nas demandas do RH que poderiam ser realizadas por outros profissionais ou empresas da área. Com isso, o RH interno da empresa fica livre para realizar outras tarefas que sejam essenciais.
Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá implantar o RH estratégico na sua empresa. Se ainda restaram algumas dúvidas, não hesite em deixar um comentário. E ah, temos uma dica bônus para você: contar com o auxílio de profissionais da área da inteligência de negócio pode fazer a diferença no seu negócio.
Por isso, sugerimos que você clique aqui e conte mais sobre você e sua empresa, pois certamente poderemos te ajudar a superar seus desafios e buscar o sucesso da sua carreira, da sua equipe e da sua organização.