Blog

Contratar ou treinar membro da equipe?

Mulher com uma caneta mostrando a outra um detalhe em um livro.

Contratar ou treinar membro da equipe?

Esse tema pode até parecer um dilema, mas a resposta é bastante simples e o próprio líder sabe muito bem.

Dar prioridade às pessoas que já fazem parte da equipe é sempre a melhor alternativa quando se abre uma vaga. Geralmente elas já conhecem toda a dinâmica da empresa, tem um relacionamento formado com os demais colaboradores e também é uma forma de reconhecimento, passando assim uma mensagem para todo o time que a possibilidade de assumir uma nova função está ao alcance de todos.

Essa iniciativa fará despertar a necessidade daquele algo mais de cada um para ser o próximo da fila.

Portanto, sempre que possível, faça o treinamento e promova um colaborador já estabelecido.

Investir no capital humano é uma estratégia de mercado.

Isso mostra que a organização valoriza o potencial dos seus profissionais e está aberta para desenvolver o crescimento pessoal e profissional de cada um. Treinar os colaboradores não é somente o ato de preencher uma lacuna existente com a abertura de uma vaga, mas contribui significativamente para a motivação e engajamento das equipes.

É uma grande estratégia para atrair e reter, a longo prazo, os melhores profissionais do mercado.

Cerca de 40% das pessoas dizem que a falta de oportunidades de crescimento no atual emprego é o principal motivo de estarem desanimados e procurando novas oportunidades.

Não treinar colaboradores e dar a eles novas oportunidades é abrir as portas para que eles encontrem isso em outro lugar.

Como fazer o treinamento?

É fato que ninguém conhece mais a equipe e a empresa que você, mas nem sempre isso significa que está apto para qualificar seu colaborador para a nova função. Isso é assunto para um profissional. O mapeamento de perfil é peça fundamental para que antes do treinamento seja escolhida a pessoa mais adequada para a função. Nós da Pro Mais Gestão, realizamos mapeamento e o treinamento ideal para cada cargo.

Algumas funções exigem mais habilidades que outras operacionais não exigem. E na urgência de preenchê-los, muitas empresas preferem não treinar colaboradores atuais e partem para a solução que parece melhor e mais simples que é contratar pessoas novas.

Essa alternativa deve ser considerada apenas em último caso.

Com um bom trabalho, você saberá perfeitamente o potencial de cada profissional e qual seria o mais adequado para um novo posto. Deixe esse mapeamento com um profissional e a possibilidade de erro diminui consideravelmente. Com o perfil definido, o processo de treinamento pode ser iniciado imediatamente.

Estamos há 16 anos treinando pessoas e formando líderes!

#promaisgestao #foguetenaotemre #promais #ousecomagente #business #mindset #gestaodepessoas #gestao #empreendedorismo #sucesso #planejamento #negocios #consultoria #capacitacaoprofissional #liderança #motivacao #relacoescomsignificadoparaomundo

Compartilhe
plugins premium WordPress